Skip links

Quarto pequeno? Dicas para aproveitar ao máximo seu espaço

Você não precisa de muito espaço para fazer uma decoração incrível no seu quarto, mesmo em cômodos pequenos, você pode dispor de conforto, funcionalidade e, claro, muito estilo.

Em um quarto pequeno, aproveitar cada centímetro é essencial, além de utilizar algumas técnicas de decoração que pode dar a sensação de um ambiente mais amplo.

A seguir, confira dicas para aproveitar ao máximo o espaço disponível em um quarto pequeno.

Móveis pequenos 

Escolher a mobília correta para o seu ambiente é uma maneira de deixá-lo mais espaçoso. Móveis grandes demais vão ocupar muito espaço do piso e das paredes, esconder totalmente esses elementos é a pior decisão para quem busca um ambiente mais amplo.

Antes de comprar sua mobília, planeje muito bem onde eles ficarão posicionados e não conte com todo o espaço disponível para decidir a medida dos seus móveis. Lembre-se da necessidade de circulação e de deixar algumas partes livres.

As peças mais baixas favorecem que haja mais espaço verticalmente, o que irá contribuir muito para que o cômodo pareça mais amplo, uma vez que na altura dos olhos todo o espaço estará livre.  

Móveis planejados

Ao mobiliar um espaço reduzido, contar com móveis feitos sob medida para o seu quarto é uma excelente maneira de aproveitar cada cantinho, sem extrapolar nas medidas.

Um guarda-roupas planejado, por exemplo, pode ir do chão ao teto e ter gavetas, prateleiras e cabideiros organizados de forma personalizada para suas necessidades.

Aproveitar as paredes

Em um quarto pequeno, cada espaço nas paredes pode ser aproveitado tanto para fins estéticos, como para fins funcionais.

Elementos como papel de parede, quadros, pinturas diferenciadas e espelhos são ótimas opções para dar mais personalidade à sua decoração sem ocupar espaço.

Já elementos como prateleiras, nichos e cabeceiras, são formas de ocupar as paredes e ainda ter mais funcionalidade e conforto.

Uma cabeceira estofada pode ser uma peça chave para decorar um quarto pequeno com estilo e personalidade, adicionando cores, formas e texturas diferenciadas ao cômodo.

Sensação de amplitude

Algumas técnicas podem ser utilizadas para dar a sensação de que um ambiente é mais amplo e utiliza-las na decoração do seu quarto pequeno pode te ajudar.

Iluminação

Contar com luz natural é uma excelente maneira de fazer seu quarto parecer mais amplo, por isso, durante o dia, use e abuse de janelas abertas e deixe o sol entrar.

À noite, planejar a iluminação do quarto, é essencial para ter um ambiente iluminado de forma correta.

Espelhos

A técnica do espelho já é uma velha conhecida na decoração de espaços pequenos e vale continuar usando ela sempre que preciso.

Aposte em espelhos nas portas do guarda-roupas, sobre as mesinhas ao lado da sua cama e até mesmo sobre a sua cabeceira. Seu quarto parecerá bem mais espaçoso.

Cores claras

Cores claras em paredes, pisos e móveis irão favorecer para que seu quarto pareça maior.

Aposte em tons neutros como o branco, o cinza e o creme, dessa forma a claridade planejada com a iluminação direta ou natural será potencializada e a sensação de amplitude será maior.

Optar por móveis em cores claras também é uma ótima forma para que seu quarto pequeno pareça maior.

Deixe o uso de cores escuras exclusivamente para objetos e adornos como mantas e almofadas.

Conclusão

O quarto pequeno pode ser tão estiloso e confortável quanto um quarto grande, basta se planejar e aproveitar ao máximo os espaços disponíveis.

Utilizar algumas técnicas para o seu quarto parecer maior também pode te ajudar a conquistar um quarto lindo, mesmo com pouco espaço.

Para te ajudar com a decoração do seu quarto, seja ele pequeno ou grande, conte com os móveis da Fattoria.