Skip links

Madeira na decoração: como utilizar este material

A madeira é um material utilizado para diferentes estilos de decoração, mas existe uma grande variedade de tipos e tons de madeira que você pode utilizar em seus projetos.

Ao inserir a madeira na decoração você pode escolher entre diferentes tons, das mais claras até as mais escuras, por isso, é importante conhecê-los para entender quando utilizar cada um deles.

A madeira pode ser utilizada desde forma estrutural seja no piso, teto, vigas e colunas expostas, seja na construção de móveis e objetos de decoração.

Para conhecer melhor a versatilidade deste material, acompanhe o texto a seguir.

Tipos de madeira para decoração

Como um material extraído da natureza, o material leva às casas formatos e cores orgânicas, afinal, existem diversas espécies de árvores que podem ser transformadas em madeira para uso na decoração.

Os quatro tipos de madeira para decoração são: madeiras claras, madeiras médias, madeiras escuras e madeiras avermelhadas.

Algumas cores são fortemente ligadas à espécie, mas, por se tratar de uma matéria prima natural, mesmo entre árvores da mesma espécie é possível que ocorra variação de tons.

Madeiras em tons claros

As madeiras de tons claros são ideais para projetos minimalistas e que visam construir uma decoração clean.

O estilo escandinavo tem como forte característica o uso das madeiras claras, seja no piso, nos móveis ou nos objetos.

A madeira proveniente das espécies pinus e eucalipto resultam em acabamentos em tons claros.

Madeiras em tons médios

Presente em diversos estilos, as madeiras em tons médios são as mais versáteis para serem utilizadas na decoração. 

Provenientes de espécies como Imbuiá e Cedro, podem compor cenários diversos sejam em estilo clássico ou moderno.

Madeiras em tons escuros

As madeiras em tons escuros estão ligadas à sofisticação e ao luxo, ideal para quem busca uma decoração elegante.

Provenientes de espécies como o ipê e o carvalho, as madeiras em tonalidade escuras podem ser utilizadas em pisos, bancadas, móveis e objetos, mas é sempre importante usar com parcimônia.

Madeiras em tons avermelhados

As madeiras de tons avermelhados possuem uma personalidade muito forte, o que transmite elegância e sofisticação, mas por ter forte presença visual é comumente utilizada de forma comedida.

Proveniente de espécies como o mogno e a peroba, as madeiras em tons avermelhados podem ser utilizadas em móveis, bancadas e combinam com elementos em tons escuros.

MDF: uma opção acessível e sustentável 

Se você procura por uma opção acessível e sustentável, o MDF pode ser a sua melhor escolha ao decidir utilizar madeira na decoração.

Capaz de imitar perfeitamente o efeito que a madeira causa na decoração, este material possui excelente durabilidade e custo-benefício.

A cor natural do MDF oscila entre o marrom claro e o marrom escuro, mas sua superfície lisa aceita pinturas diversas, inclusive, o MDF pode ser revestido por uma lâmina que imita os tipos de madeira citados acima.

Ripinhas da Fattoria

Na Fattoria Design você pode incluir o efeito da madeira na sua decoração por meio das nossas lindas ripinhas de MDF! 

Elas são ideais para serem usadas seja em uma cabeceira cheia de estilo, seja para criar alguns detalhes e acabamentos autênticos em seu projeto.