Skip links

Decoração para quarto de criança: 11 ideias para inovar

Fazer a decoração do quarto da criança é um momento especial na vida dos pais, decidir cada detalhe desse espaço onde seus filhos se sentirão protegidos e acolhidos é um desafio.

Criar um ambiente lúdico, divertido e seguro será muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança e pensar em espaços para desenvolver as brincadeiras e o estudo também é essencial.

A seguir veja 11 inspirações para inovar na decoração do quarto dos filhos, seja seu cômodo pequeno, grande, para uma criança ou para várias, não vão faltar ideias para decorar esse espaço com muito amor, carinho e criatividade!

Fazer uma parede de lousa

Quarto de Criança Dica - Fazer uma parede de lousaReservar uma das paredes do quarto para criar um espaço de desenho para a criança é uma ideia que além de ter muito estilo, ainda irá estimular o seu pequeno a desenvolver brincadeiras educativas.

Para conseguir esse efeito na parede existem tintas específicas, mas você também pode aplicar um adesivo que tenha a textura para escrever com giz ou, ainda, pendurar um quadro móvel.

Misturar estilos

Criar um ambiente para duas ou mais crianças é ainda mais difícil, principalmente quando elas já têm suas preferencias individuais. Encontrar um estilo só que agrade a todas pode não funcionar, mas misturar mais de um estilo pode ter um resultado surpreendente.

É importante que a criança participe das decisões ao decorar um quarto, esse será um dos primeiros momentos no qual ela poderá se expressar e começar a entender o que a agrada e o que ela não gosta.

Adicionar personalidade

Quarto de Criança Dica - Adicionar personalidade

Quando a personalidade na decoração da casa é muito marcante, levar esse estilo para dentro do quarto das crianças pode ser uma decisão muito interessante.

A parede com tijolos expostos, o piso em madeira natural e a presença de plantas não são itens comuns na decoração dos quartos infantis, mas esse exemplo ilustra bem como você pode adicionar elementos inusitados e ainda assim ter um ambiente lúdico e divertido para as crianças.

Divisão entre as camas

Quarto de Criança Dica - Divisão entre as camas

Para que cada criança sinta que tem um cantinho especial dentro do quarto, colocar um móvel que separe um pouco as camas pode ser uma ótima pedida.

Durante o dia as crianças compartilham os espaços de brincadeiras e de estudo, mas à noite elas ficam um pouco mais separadas. A parede criada pelo móvel vasado permite ainda que cada uma delas tenha uma decoração exclusiva de acordo com suas preferências.

Balanço

Quarto de Criança Dica - Balanço

Um balanço pendurado no teto do quarto com certeza será a estrela principal da decoração deste ambiente. Além de muito estiloso o balanço ainda pode ser uma ótima brincadeira e um lugar tranquilo para ler um livro.

A madeira como suporte deu uma cara mas rústica à decoração, mas você pode aplicar os detalhes que mais combinam com o quarto dos seus filhos. 

Criar um espaço para os estudos

Quarto de Criança Dica - Criar um espaço para os estudos

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em decoração de quarto infantil é um espaço para brincadeiras, entretanto criar um cantinho especial para estimular os estudos é fundamental.

Utilize muitos elementos lúdicos, como os carrinhos na parede e o trilho para um trenzinho, mas garanta que na hora de fazer a lição de casa seu filho terá um espaço dedicado para realizar suas tarefas.

Dormindo na floresta

Quarto de Criança Dica - Dormindo na floresta

Escolher um tema lúdico para a decoração do quarto das crianças é uma forma muito eficiente de decidir os elementos da decoração e as cores a serem usadas.

Além da parede de folhagens, o tema de floresta é ressaltado por dois elementos simples, a almofada de jacaré e o leãozinho na parede, a utilização do verde forte e os tons neutros das madeiras e do tapete completam o clima de floresta do quarto.

Colocar a bagunça em ordem

Quarto de Criança Dica - Colocar a bagunça em ordem

Ao criar a decoração do quarto das crianças é fundamental lembrar de construir um espaço para organizar a bagunça.

As crianças têm muitos brinquedos e não pensar em um lugar para armazená-los pode ser o ponto de partida para um quarto bagunçado. Construa estantes, nichos e baús com a finalidade de colocar a bagunça em ordem e lembre-se de ensinar os pequenos desde cedo a arrumar o ambiente após brincar.

Cantinho da leitura

Quarto de Criança Dica - Cantinho da leitura

O hábito da leitura começa desde cedo, hoje a tecnologia toma conta do entretenimento das crianças, mas se você é do tipo de pai que faz questão de incentivar seu filho a ler, fazer uma estande de livros para a criança desde pequena é uma ótima decisão.

Aproveitar o momento antes de dormir para ler um livro com as crainças é uma prática que além de promover a interação entre pais e filhos, ainda desperta a criatividade delas.

Quarto de Criança Dica - Apostar na iluminação

Quando preparar o projeto de decoração do quarto dos seus filhos, aposte em uma iluminação diferenciada, integrada ao restante dos elementos, dessa maneira criará um ambiente divertido e muito elegante.

A iluminação que pode ser plena na maior parte do tempo e ficar reduzida a alguns detalhes para os momentos antes de dormir, essa será uma excelente forma de inovar na decoração do quarto de criança.

Aproveitar os espaços

Quarto de Criança Dica - Aproveitar os espaçosNa decoração de um quarto de criança cada espaço é precioso e aproveitar ideias inovadoras para aproveitar ao máximo as áreas disponíveis irá fazer a diferença.

A ideia de criar um móvel com rodinhas para guardar os brinquedos no vão da cama é  uma excelente forma de aproveitar o espaço disponível, outras maneiras é apostar em móveis que já possuem portas e gavetas ou até mesmo em uma cama box com a opção de baú.

E você, conhece mais ideias inovadoras para a decoração de um quarto de criança? Compartilhe com a gente nos comentários e não deixe de seguir o nosso blog para acessar conteúdos exclusivos sobre tendências e decoração.

Opiniões

Junte-se à discussão