Skip links

Decoração estilo industrial: O que é e como usar na sua casa

Nos anos cinquenta em Nova Iorque houve um movimento arquitetônico que transformou antigos galpões de áreas industriais da cidade em moradias, sem perder suas características originais. 

Com a nova realidade surgiram tendências para adaptar os espaços, que até então serviam unicamente para a indústria, em locais habitáveis e, principalmente, confortáveis e bonitos.

A partir de então nasceu um novo estilo de decoração, o industrial, cheio de elementos despojados e criando um novo conceito com ausência de paredes, ambientes integrados e aproveitando diversos materiais e objetos originais do espaço.

Entre os elementos mais comuns utilizados no estilo industrial se destacam o concreto, os tijolos aparentes, muitas vezes em paredes descascadas, tubulações expostas e revestimentos com aspecto desgastado.

A iluminação é um dos fatores mais importantes do estilo industrial, utilizando trilhos, luminárias em metal e lâmpadas de filamento de carbono, de preferência com luz amarelada.

Nesse estilo é comum que toda a casa seja integrada no modelo de um loft e os ambientes sejam separados pela própria mobília. 

Os móveis confeccionados em ferro, valorizando o próprio metal ou pintados em cores escuras reforçam o estilo. No piso é comum o uso do concreto ou de madeiras naturais.

Paredes descascadas e tijolos expostos são elementos frequentes na decoração estilo industrial, para alcançar esse efeito vale usar tijolos reais ou mesmo revestimento ou papel de parede para alcançar o efeito desejado.

Utilizar mobília criada a partir de materiais rústicos como grades, barras de ferro, madeiras e caixotes são excelentes truques para compor o estilo industrial, todos esses elementos remetem ao universo dos galpões nova iorquinos.

Em um ambiente onde se pretende fazer uma decoração com estilo industrial, optar por tubulações aparentes, pelo uso de madeira, metais e cimento queimado no piso, paredes ou mesmo no teto são escolhas certeiras.

Para remeter ainda mais ao estilo industrial vale exagerar nos detalhes, desse modo até mesmo os circuitos elétricos e tubulações hidráulicas podem se tornar estrelas principais da decoração. 

O estilo industrial teve sua origem em função de espaços abertos, com pé direito alto e janelas amplas, no entanto, mesmo se a sua casa não tem essas características é possível decorá-la nesse estilo sem alterar as estruturas dela.

Para isso use e abuse de elementos que remetam ao ambiente industrial como os metais, as madeiras o cimento e os tijolos aparentes, para isso você já dispõe, em lojas especializadas em reforma e decoração, de diversos materiais próprios para imitar essas texturas como papeis de parede e revestimentos.

No estilo industrial as cores escuras são predominantes, mas o visual ganha vida com os detalhes em cores fortes e a presença de luz natural que é favorecida pelas janelas grandes.

Mesmo na cozinha a mobília é escura e preferencialmente confeccionada em metal, prateleiras e armários abertos também compõem a decoração.

Utilizar elementos que remetem às cozinhas de fábricas como a coifa industrial, torneiras, fogão e forno grandes são outros elementos que reforçam o estilo industrial.

No banheiro as cores escuras permanecem e contrastam com os azulejos claros. Áreas molhadas como pia e box podem ser revestidas por cimento queimado para valorizar as características do estilo. 

Torneiras e registros rústicos, iluminação com fios e tubos aparentes, o metal e o vidro arrematam os detalhes do estilo industrial.

Esse estilo de decoração permite brincar com a criatividade, reaproveitar materiais e ainda garantir uma casa com muito estilo. Você se identifica com o estilo industrial? Usaria na sua casa? Se você quer conhecer outros estilos de decoração acompanhe o nosso blog e receba dicas de casa e decoração.

Junte-se à discussão