Skip links

Conheça seis estilos de decoração e descubra qual é o melhor para sua casa

Decorar uma casa não é tarefa fácil, cada detalhe irá dizer muito sobre a personalidade dos donos. O conjunto de escolhas dos móveis, objetos decorativos, cores nas paredes, entre outros detalhes irão ditar o estilo do ambiente.

Se você quer renovar sua decoração, fazer uma reforma ou está começando agora a montar a sua casa, conhecer os estilos de decoração que são as tendências desse ramo pode te ajudar muito nessa jornada.

Cada estilo de decoração tem suas peculiaridades, saber as suas necessidades, conhecer os seus gostos e definir uma linha a ser seguida será o primeiro passo em direção à casa dos seus sonhos. Agora conheça os seis estilos de decoração que estão em alta e descubra qual é o melhor para a sua casa.

Decoração Clássica

Estilo de Decoração Classica

Vamos começar pelo estilo que nunca sai de moda, a decoração clássica, inspirada na arquitetura grega e romana os detalhes dramáticos e as linhas bem marcadas criam um ambiente de sofisticação e opulência.

O estilo clássico pede ambientes amplos, os móveis feitos em madeiras nobres precisam de espaço e o uso de ornamentos em tapeçarias e cortinas enriquece a proposta da decoração.

Nas paredes detalhes em gesso, molduras grandes e trabalhadas com espelhos e obras de arte antigas são um diferencial, com destaque para natureza morta e retratos. Complementar usando materiais nobres como o cristal e a porcelana será o toque final para a decoração de um ambiente em estilo clássico.

Decoração Rústica

Estilo de Decoração Rustica

Sinônimo de aconchego e conforto, o estilo rústico se inspira em decorações antigas e nas casas de campo. A madeira gasta pelo tempo é uma das protagonistas desse estilo que preza por um visual mais natural e campestre.

Os móveis antigos e as peças artesanais trazem a nostalgia das casas dos avôs, onde as famílias se reuniam para confraternizar. Para complementar a tapeçaria simples e confeccionada manualmente dá um toque especial, juntamente com cestos em vime ou palha e objetos feitos em cerâmica.

Os objetos como mantas, colchas e almofadas trazem cores vibrantes e estampas grandes. Nesse estilo usar objetos de decoração que sejam relíquias de família ou lembranças de viagens é uma ótima pedida.

Decoração Minimalista

Estilo de Decoração Minimalista

O estilo minimalista surgiu no período após a segunda guerra mundial, quando as famílias precisavam reconstruir as suas vidas e as condições dificultavam gastos com decoração e móveis de luxo. Por isso a ideia de utilizar o mínimo necessário para uma casa.

A mobília escassa e a diminuição dos ornamentos não precisavam significar um ambiente menos elegante, por isso cada detalhe é muito bem pensado para ser funcional e ao mesmo tempo trazer sofisticação ao ambiente.

A estética é super valorizada nesse estilo de decoração, as superfícies lisas e polidas dão um ar leve ao espaço e as cores frias e neutras ressaltam a presença de muita luz natural que é favorecida pelo uso de janelas amplas.

Decoração Contemporânea

Estilo de Decoração Contemporanea

O estilo contemporâneo surge na segunda metade do século XX com uma proposta de aliar simplicidade e estilo. Tudo nessa decoração é modesto, direto e funcional, mas a personalidade não é deixada de lado.

O uso de formas geométricas, cores e texturas diversas produzem um ambiente mais divertido onde o artístico, a praticidade e o design se complementam. Materiais mais tecnológicos como o vidro a madeira laqueada e a pedra polida criam superfícies planas e dão um brilho à decoração.

A mobília desse estilo de decoração costuma ser ampla, porém baixa, trazendo mais volume próximo ao chão e deixando as paredes livres. O uso de cores vivas como amarelo, magenta e verde em detalhes complementam perfeitamente os tons sóbrios como cinza, branco e creme, usados na base dessa decoração.

Decoração Industrial

Estilo de Decoração Industrial

O estilo industrial ganhou espaço a partir dos anos cinqüenta em Nova Iorque, os galpões até então ocupados por indústrias começaram a se transformar em casas e detalhes como tubulações aparentes e o uso de madeira, metais e concreto foram adicionados à decoração.

Nesse estilo é comum que toda a casa seja integrada no modelo de um loft e os ambientes são separados pela própria mobília. As cores escuras são predominantes, mas o visual ganha vida com os detalhes em cores fortes e a presença de luz natural que é favorecida pelas janelas grandes.

Decoração Escandinava

Estilo de Decoração Escandinava

O estilo queridinho do momento é o escandinavo, surgido nos países nórdicos da Europa, o modelo propoe ambientes confortáveis e aconchegantes para o dia a dia e para receber os amigos, necesidade da região devido aos longos meses de frio severo que enfrentam no inverno.

As características principais dessa decoração é a predominancia de linhas retas e paredes e móveis brancos que se destacam ainda mais com a presença de luz natural. A madeira também está muito presente, de preferência em tons claros. 

Alguns detalhes são essenciais no estilo escandinavo, mantas, almofadas e tapetes em tecidos mais encorpados dão o ar de aconchego, enquanto plantas e quadros com molduras contrastantes deixam o ambiente mais pessoal e cheio de estilo.

São muitas as opções de estilos de decoração que você pode explorar na sua casa, como não existem regras, mas sim direcionamentos, siga todas as dicas que te agradam e construa um ambiente que te deixará feliz.

Para ousar ainda mais, misturar estilos pode ser uma boa pedida, dessa forma você pode aproveitar o que mais te agrada em cada um deles. Planejar os detalhes da sua decoração, antes de sair comprando o que te agrada individualmente, é a melhor forma de fazer com que tudo em seu ambiente combine, e evitar compras desnecessárias.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar nosso blog para acessar dicas exclusivas de casa e decoração.

Opiniões

Junte-se à discussão