Skip links

A importância da iluminação no quarto de casal

Na decoração de um quarto de casal um dos fatores mais importantes é a iluminação, nela é preciso que haja mais de um ponto de luz possibilitando variações que se adequem às necessidades.

Em cada momento do dia o quarto precisa de uma iluminação diferente, de manhã a luz natural, no fim da tarde uma iluminação central e antes de dormir uma opção de luz baixa para ir embalando o sono.

Se você quer entender melhor o quanto uma iluminação bem pensada pode deixar um quarto mais bonito e aconchegante para o dia a dia, a seguir vamos te explicar alguns detalhes que precisam ser pensados e mostrar alguns exemplos de quartos que arrasaram na iluminação.

Luz quente x Luz fria

Existem três tipos de temperaturas na iluminação, a luz quente, a neutra e a fria, cada uma delas têm uma função e transmite uma sensação diferente, por isso é importante saber onde e como usá-las.

A luz quente, ou seja, a mais amarelada causa um efeito de conforto e bem estar no ambiente, logo é ideal para ambientes onde é preciso criar uma atmosfera relaxante como quarto ou sala de estar.

Por outro lado as luzes neutras e frias, também conhecidas por luz branca, são mais utilizadas em lugares onde é necessário ter foco e concentração, como na cozinha ou em ambientes corporativos.

Iluminação direta x Iluminação indireta

Existem duas maneiras de utilizar a iluminação no quarto, de forma direta ou indireta. Conhecendo a diferença entre elas e sabendo aplicá-las de forma correta é possível compor uma iluminação mais interessante no quarto.

A iluminação direta consiste em um foco de luz que incide diretamente, projetando uma luz uniforme no ambiente.

Por outro lado a iluminação indireta permite que sejam destacados objetos ou regiões específicas, dessa forma desenhando a iluminação do quarto. Esse tipo de iluminação é normalmente feita por um abajur ou luminária.

Iluminação na prática

Quando for escolher a iluminação principal do quarto o ideal é optar por um dimmer, que possibilita o controle de luminosidade para cada hora do dia, no entanto se isso não for possível alguns truques podem ser colocados em prática.

Ter mais de uma opção de luz no quarto é indispensável, para isso aposte em luminárias, abajures ou fitas de led por trás de um móvel ou no teto de gesso para uma iluminação indireta.

Iluminação principal

Para a luz principal do quarto você pode optar por um paflon, pendente ou lustre, a escolha vai depender do estilo de decoração do seu quarto. É importante que essa peça esteja bem centralizada no teto para garantir uma luz igual por todo o cômodo.

Opções criativas para iluminação

Se você cansou da iluminação de cabeceira tradicional, com um abajur ou luminária em cada mesinha, saiba que existem opções que podem resolver o seu problema.

Já pensou em substituir o abajur comum por pendentes? Pois essa ideia já pode entrar para a sua lista, além de super moderna ela cumpre bem a função de fornecer uma iluminação baixa para os momentos antes de dormir.

Além do pendente ainda existem outras opções de luz baixa para o seu quarto, como a fita de led que pode ser utilizada por trás da cabeceira, do teto de gesso, ou em detalhes de decoração.

Agora que você já sabe da importância da iluminação no quarto de casal, procure perceber se seu quarto já segue essas dicas, ou se pode ser melhorado, assim você pode ter um cômodo mais aconchegante.

Se você está pensando em reformar ou decorar, conte com a Fattoria para encontrar itens cheio de estilo para a sal casa.

Junte-se à discussão